O concurso GCM Fortaleza CE está com comissão formada!
O documento foi publicado no Diário Oficial do último dia 23 de abril. Confira o documento
A comissão será responsável por coordenar, supervisionar, orientar e acompanhar todas as fases do concurso público da Guarda Municipal de Fortaleza.
O último edital ofertou 1.000 vagas para Guarda Municipal, com exigência de nível médio e remuneração inicial de R$ 3.152,78.

Concurso GCM Fortaleza CE: requisitos
De acordo com o último edital, confira os requisitos exigidos para ingresso no certame:
- ter sido aprovado e classificado no concurso público;
- ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º, do art. 12, da Constituição da República Federativa do Brasil;
- ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da investidura;
- estar quite com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares; e) apresentar certificado, devidamente registrado, de conclusão do ensino médio, expedido por Instituição reconhecida por Conselho Estadual de Educação, comprovada através da apresentação de original e cópia do certificado e do histórico escolar;
- apresentar boa saúde física e mental, e não ter deficiência física incompatível com o exercício do cargo;
- ser considerado apto em todos os exames médicos pré-admissionais, devendo o candidato apresentar os exames clínicos e laboratoriais solicitados, os quais correrão às suas expensas;
- não acumular cargos, empregos ou funções públicas, salvo nos casos constitucionalmente permitidos;
- possuir idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas perante o Poder Judiciário estadual, federal e distrital;
- apresentar outros documentos que se fizerem necessários para a posse;
- cumprir as demais determinações deste Edital.
Exame Intelectual
O Exame Intelectual foi composto de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, contendo 80 questões de múltipla escolha, com valor máximo de 100 pontos.
Disciplinas
Conhecimentos comuns
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Raciocínio Lógico: 9 questões
- Noções de Informática: 7 questões
- Atualidades: 7 questões
- Conhecimentos sobre Fortaleza CE: 7 questões
As questões da parte de conhecimentos comuns têm peso 1.
Conhecimentos específicos
- Noções de Direito Administrativo: 10 pontos
- Noções de Direito Constitucional e Direitos Humanos: 10 pontos
- Noções de Direito Penal e Processo Penal: 10 pontos
- Legislação extravagante: 10 pontos
As questões da parte de conhecimentos comuns têm peso 1,5
Inspeção de saúde e exame toxicológico
A 2ª Fase do concurso, de caráter eliminatório, objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido para desempenhar as atribuições típicas do cargo.
TAF
Foram convocados para participar do Teste de Aptidão Física (TAF) todos os candidatos aprovados na 2ªFase. O TAF consistiu em submeter o candidato a quatro testes, a serem realizados na seguinte sequência:
- Teste Dinâmico de Barra Fixa (sexo masculino) e Teste Estático de Barra Fixa (sexo feminino);
- Flexo-extensão de cotovelos no solo de quatro apoios (sexo masculino) e Flexo-extensão de cotovelos no solo de seis apoios (sexo feminino);
- Flexão abdominal (sexos masculino e feminino); e
- Corrida de 12 (doze) minutos (sexos masculino e feminino).
Avaliação Psicológica
Os candidatos considerados “aptos” no Teste de Aptidão Física foram submetidos à Avaliação Psicológica, de presença obrigatória e de caráter eliminatório, a ser realizada pelo IDECAN, em local e horários a serem divulgados oportunamente.
Investigação Social
A realização da Investigação Social teve por finalidade avaliar a conduta e idoneidade moral do candidato, sendo encargo da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã – SESEC, e poderá se processar durante todo o concurso público, desde a inscrição até a nomeação.
Curso de Formação
O Curso de Formação teve caráter eliminatório realizado de forma fracionada em Turmas, respeitada a ordem classificatória, sendo considerados aptos para o realizarem os candidatos aprovados dentro do número de vagas previsto no Edital, respeitados os critérios de desempate, e que tenham obtido êxito em todas as Fases anteriores, conforme regras previstas.