
A máquina administrativa do Governo de Alagoas entrou em ritmo acelerado nesta semana. Com a oficialização dos contratos com o Cebraspe para a realização dos concursos da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG) e da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), o Estado envia um sinal claro ao mercado dos concursos: a assinatura do contrato para o certame da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) é iminente.
A movimentação estratégica indica que o governo estadual busca consolidar o cronograma de segurança pública para garantir a publicação do edital da PMAL, que ofertará 1.060 vagas, ainda neste primeiro semestre.
A assinatura dos contratos nº 02/2026 (SEPLAG) e nº 03/2026 (UNEAL) com o Cebraspe, publicada nos últimos dias, não apenas garante o reforço técnico em áreas estratégicas da gestão e da educação superior, mas também confirma a manutenção da parceria com a banca brasiliense.
Na SEPLAG: Estão garantidas 37 vagas para Especialista em Gestão Pública, com salários de R$ 5,7 mil.
Na UNEAL: O concurso encerra um hiato de mais de 15 anos para o quadro técnico, com 82 vagas e remuneração de R$ 5,3 mil.
Para especialistas do setor, o fato de o Estado utilizar a modalidade de dispensa de licitação fundamentada na expertise do Cebraspe para esses dois órgãos indica que o mesmo caminho está sendo pavimentado para a Polícia Militar.
O concurso da PMAL é, sem dúvida, o mais aguardado do pacote de seleções do estado. A previsão é de que o contrato siga o mesmo padrão dos anteriores, estabelecendo Maceió como sede das provas e mantendo o rigor técnico das avaliações objetivas e discursivas.
A assinatura do contrato com o Cebraspe para a PMAL é o último rito administrativo antes da publicação do edital. Como os termos de referência da SEPLAG e UNEAL já estabelecem um prazo de 90 dias entre o edital e as provas, a oficialização da banca para a Polícia Militar nos próximos dias é crucial para que os candidatos realizem os exames ainda antes do segundo semestre.
A pressa do Governo tem justificativa técnica e logística. Ao concentrar as grandes seleções estaduais sob o comando de uma única banca (Cebraspe), a SEPLAG/AL otimiza a fiscalização dos contratos e a padronização das etapas complementares, como os exames de saúde e os procedimentos de heteroidentificação.
Além disso, a carência de pessoal — ponto central na justificativa do concurso da UNEAL — também atinge a Segurança Pública. Com 1.060 vagas autorizadas, o governo Alagoano sinaliza que o fortalecimento do policiamento ostensivo é prioridade máxima para a gestão em 2026.
O que esperar nos próximos dias? A expectativa agora volta-se para o Diário Oficial do Estado. A publicação do extrato de contrato da PMAL confirmará o Cebraspe como organizador, disparando o cronograma final para o lançamento do edital mais disputado do ano em Alagoas.