
A Polícia Militar do Piauí (PM PI) avança nas tratativas para a realização de um novo concurso público destinado ao cargo de Soldado. A informação foi confirmada pelo comandante da corporação, Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva, que revelou detalhes importantes sobre o certame.
Segundo o comandante, a Fundação Universidade Estadual do Piauí (Nucepe) será a responsável pela organização do novo edital. A expectativa é que sejam ofertadas 1.000 vagas de nível superior para o cargo de Soldado da PM PI.
Distribuição das vagas
Do total de oportunidades, 500 serão para provimento imediato e outras 500 destinadas à formação de cadastro de reserva. Essa estrutura garante não apenas o preenchimento das vagas atuais, mas também a possibilidade de convocação futura de aprovados, conforme a necessidade da corporação.
Vale lembrar que o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou oficialmente em dezembro de 2025, através de suas redes sociais, a autorização para a abertura do certame.
Os cargos a serem contemplados no edital ainda não foram divulgados, porém, a expectativa é de vagas para Soldados e Oficiais.
A notícia consolida informações que já circulavam nos últimos meses. Em julho, o secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, havia adiantado a previsão de um edital para 2026. No dia 15 de dezembro, o próprio governador sinalizou que a autorização seria publicada ainda em dezembro, promessa que foi cumprida.
O último edital do concurso PM PI foi publicado em 2021. Organizado pela UESPI, o certame ofertou 1.000 vagas para a carreira de Soldado, sendo 900 para candidatos do sexo masculino e 100 vagas para candidatas do sexo feminino. O salário inicial era de R$ 3.470,66.
Os candidatos foram avaliados por meio das etapas seguintes:
Confira, abaixo, a estrutura das provas:

