
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) emitiu parecer favorável à realização do concurso público da Polícia Civil de Alagoas (PC AL).
O despacho, publicado em Diário Oficial do estado nesta terça-feira (30/12), endossa a proposta de abertura do certame para os cargos de Agente de Polícia Civil e Escrivão de Polícia Civil, com base na análise de aspectos jurídicos, técnicos e orçamentários. A decisão considera observadas as disposições do Decreto Estadual nº 15.877/2011 e a compatibilidade com o Plano Plurianual (PPA) do estado.
No parecer, a PGE concluiu haver possibilidade jurídica para a realização do concurso, ressaltando, contudo, que a decisão final caberá ao Chefe do Poder Executivo estadual, que avaliará a conveniência política e administrativa da medida.
Com o aval da PGE, o processo segue agora para o Gabinete Civil, que deverá analisar a proposta e decidir pela emissão do edital.
Veja na íntegra!

Recentemente, o certame foi confirmado pelo governador Paulo Dantas. Ao anunciar que o estado de Alagoas promoverá o “maior concurso público da história”, o chefe do Executivo revelou que serão ofertadas 300 oportunidades para os cargos de Agente e Escrivão.
As oportunidades serão divididas entre imediatas (150) e em cadastro de reserva (150).
Sob organização do Cebraspe, o último concurso foi realizado em 2021. Na ocasião, foram ofertadas 500 vagas para os cargos de Agente e Escrivão, com salário inicial de R$ 3.971,76, para jornada de 40h semanais.
Vale lembrar que, o anúncio do certame foi feito pelo governador Paulo Dantas em outubro, dentro de um pacote que prevê mais de 7.200 vagas em mais de 20 órgãos do estado. Para a Polícia Civil, estão previstas 150 vagas imediatas e outras 150 para cadastro de reserva, todas para cargos de nível superior.
Os novos concursos públicos de Alagoas começam a ganhar contornos mais definidos. Embora não haja uma definição oficial, fontes indicam que o Cebraspe é o principal candidato para organizar os certames.
A secretária especial de Gestão e Patrimônio da SEPLAG, Júlia Casado, destacou, em 29 de outubro, a longa e bem-sucedida parceria com a banca, mas ressaltou que o processo de contratação ainda está em fase final. A estratégia, segundo apurado, é otimizar custos e prazos contratando uma única banca organizadora para todos os editais do estado.
Organizado pelo Cebraspe, o último concurso PC AL para Agente e Escrivão foi publicado em 2021. Na ocasião, foram ofertadas 500 vagas, sendo 368 oportunidades para o cargo de Agente e 132 oportunidades para Escrivão. Os cargos exigiram formação de nível superior e o salário inicial oferecido foi de R$ 3.800,00.
Os candidatos foram avaliados por meio da realizaçãodas seguintes etapas:
Confira, abaixo, a estrutura das provas:

O certame registrou mais de 40 mil candidatos inscritos e as provas objetivas foram aplicadas no dia 29 de agosto de 2021. Na ocasião, o edital chegou a ser suspenso em decorrência de denúncias de suspeita de fraude, mas foi retomado em 2022.