Concurso PMPE: governadora volta a confirmar edital para o primeiro semestre

Publicada em 29 de dezembro de 2025 às 11h26m
Por Professor Isaquel Silva

Em balanço de gestão, governadora detalhou o cronograma de nomeações para as forças de segurança e o processo para abertura de novos editais no estado.

RECIFE – A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, detalhou nesta manhã os próximos passos para o fortalecimento da segurança pública no estado.

Em entrevista à Rádio Jornal, nesta segunda-feira (29), a gestora confirmou que o governo está finalizando a integração de 7 mil novos profissionais às forças operacionais e já planeja um novo concurso público com meta para o primeiro semestre de 2026.

De acordo com a governadora, o reforço é fruto de um ciclo que envolveu formação rigorosa nos últimos sete meses. Do total planejado, 3.500 policiais já foram nomeados, enquanto outros 3.500 seguem em etapa de formação.

Um dos pontos de maior visibilidade será a chegada dos novos recrutas — apelidados de "laranjinhas" devido ao uniforme de treinamento — às ruas. "No finalzinho de abril e durante o mês de maio, teremos mais 2.400 policiais nas ruas de Pernambuco", afirmou Lyra.

Mesmo com o preenchimento das vagas atuais, a governadora sinalizou que a recomposição do quadro é uma prioridade contínua. Ela revelou que o governo já iniciou o processo de contratação da banca organizadora para um novo certame.

"Faremos concurso no ano que vem. Nossa meta, como reforçou o secretário Alessandro [Carvalho], é realizar o processo já no primeiro semestre de 2026", concluiu a governadora, reforçando o compromisso com a continuidade da política de segurança no estado.

Confira trechos da entrevista da governadora:

Raquel Lyra: "...nós possamos aí enxergar, encontrar as pessoas. A gente está fazendo um concurso para 7 mil profissionais."

Entrevistadora (Natália): "Vai ter novo concurso?"

Raquel Lyra: "Já nomeamos 3.500, Natália. Estão em formação mais 3.500 policiais. Então, quando a gente vê os 'laranjinhas' na rua aqui, não é o fim de tudo, ele é o começo. Porque a gente treinou essa turma há 7 meses, fizemos concurso para eles, e tem mais gente em formação.

Entre abril e maio, nós vamos nomear — finalzinho de abril — mais 2.400 'laranjinhas' que vão para as ruas. Ao lado disso, Polícia Científica, Polícia Civil, Polícia Penal (que nomeei 300 agora na semana passada e vou nomear mais 300 em fevereiro). Tudo isso compondo 7 mil policiais que recompletam as forças operacionais de segurança de Pernambuco.

E já estamos no processo de contratação de nova banca de concurso, porque faremos concurso no ano que vem."

Entrevistadora: "Primeiro semestre? O secretário Alessandro falou há uma semana aqui no programa, no Debate da Super Manhã, que no primeiro semestre de 2026 tem concurso."

Raquel Lyra: "Essa é a nossa meta."