
O governo de Alagoas deu mais um passo importante para a realização do tão aguardado concurso público da Polícia Militar do estado (PM AL). Nesta quinta-feira (13/11), foi publicada em Diário Oficial do estado a instituição da Comissão Mista Organizadora do certame, que oferecerá 1.060 vagas para Praças e Oficiais.
A nomeação da comissão foi formalizada por meio do Decreto nº 105.357, assinado pelo governador Paulo Suruagy do Amaral Dantas. O grupo será responsável por supervisionar todo o processo de planejamento, organização e execução do concurso.
O edital do concurso PM AL foi oficialmente autorizado no dia 31 de outubro, determinando que o processo seguisse para a SEPLAG para a adoção das providências necessárias, incluindo a formação da comissão e a escolha da banca organizadora.
Conforme previsto no anúncio inicial, o concurso contemplará:
A distribuição atende a uma solicitação do Comandante-Geral da PM AL, coronel Paulo Amorim, que havia pleiteado 1.000 vagas para Praças (Soldado e Sargento) e 60 vagas para Oficiais (Aspirante a Oficial).
Vale lembrar que o concurso da PM AL foi anunciado pelo governador Paulo Dantas no dia 28 de outubro, como parte de um pacote de 7.200 vagas em mais de 20 órgãos estaduais. A medida visa reforçar o quadro de pessoal da segurança pública e atender a uma demanda histórica da corporação.
Confira, abaixo, trecho da publicação em Diário Oficial do estado:

O último concurso PM AL ocorreu em 2021, sob organização do Cebraspe. Na ocasião foram ofertadas 1.060 vagas para os cargos de Soldado e Oficial, ambos de nível médio. Os salários iniciais variaram entre R$ 4.250,06 e R$ 8.099,94, após o respectivo curso de formação.
É importante lembrar que, o edital para soldado e oficial combatente foi retomado após o certame ter sido suspenso, em virtude das denúncias feitas a respeito das possíveis fraudes.
O concurso PM AL seguiu as seguintes etapas:
Os requisitos para ingresso foram os seguintes: