Concursos Policiais PE: banca em contratação, diz governadora

Publicada em 10 de novembro de 2025 às 23h46m
Por Professor Isaquel Silva

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, confirmou as tratativas de contratação da banca organizadora para novos concursos na área de Segurança Pública do Estado.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 10 de novembro, durante a formatura de novos policiais civis.

“Já estamos contratando uma nova banca para concurso público das mais diversas polícias porque a gente precisa garantir recompletamento de quadros. Pernambuco sofreu muito porque teve uma queda de policiais ao longo do tempo sem a reposição adequada”, declarou a governadora.

Concursos policiais PE: novos editais previstos

Polícia Civil PE

Um novo concurso PC PE (Polícia Civil de Pernambuco) pode ser realizado em breve! Isso porque o certame é previsto pelo Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho.

Em entrevista à rádio CBN, Carvalho destacou que os candidatos aprovados no último certame, desde que esteja dentro das vagas disponíveis, serão chamados e empossados. Após isso, um próximo concurso deve ocorrer.

Polícia Penal PE

Já a seleção para a Polícia Penal PE está prevista no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. A informação consta no documento que define as metas do estado no período especificado.

Ademais, recentemente, o Tribunal de Contas de Pernambuco apontou déficit nos quadros de servidores da instituição penal.

PM e CBM PE

Com relação ao concurso PM PE, o último edital foi publicado em 2023. Na ocasião, foram ofertadas oportunidades para Soldado (Praça) e Oficial (2ª Tenente), nos níveis médio e superior de escolaridade (direito), com remuneração inicial entre R$ 3.419,88 a R$ 10.855,91.

Além disso, o quantitativo final de vagas e aprovados foi ampliado de 2.400 para 4.800 (Soldado) e de 300 para 450 (Oficial). Inclusive, a governadora anunciou o aval que totaliza a oferta de 5.250 oportunidades.

concurso Bombeiro PE também teve edital publicado em 2023, com oferta de 660 vagas para Soldado e Oficial, de níveis médio e superior. O limite de idade para concorrer a uma das vagas foi de 30 anos na data de inscrição no concurso.