Foi autorizado um novo concurso Polícia Penal RN com 300 vagas. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra por meio de suas redes sociais.
Conforme indicado pela chefe do Executivo estadual, a seleção terá a seguinte distribuição de oportunidades:
Com a autorização oficial do novo concurso público, a expectativa agora recai sobre a formação da comissão, a contratação da banca organizadora e, posteriormente, a publicação do edital com as principais informações sobre inscrições, etapas e provas.
O concurso será realizado pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e integra o pacote de seleções em andamento no governo potiguar.
Em setembro, o governo do estado sancionou a Lei Complementar nº 793, que reestruturou o quadro de pessoal da Seap com a criação de novos cargos de policial penal.
Foram criados 556 cargos de policial penal, além de 60 vagas para especialista em assistência penitenciária e 40 cargos administrativos de níveis médio e superior.
A legislação abriu caminho para a realização de um novo concurso, que já está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, além de constar na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 e no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.
Para os especialistas, as oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:
Na área Administrativa, o texto prevê a criação das seguintes vagas:
Nível Médio (20 cargos):
Nível Superior (20 cargos):
A lei publicada também detalha os requisitos, atribuições e salários iniciais de todas as funções.
Para o cargo de policial penal, será exigido nível superior completo, idade entre 18 e 45 anos, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida.
Atualmente, o subsídio inicial do policial penal do Rio Grande do Norte é de R$5.096,60. Ao final da carreira, o valor pode chegar a R$15.416,20, conforme indicado no Anexo III da Lei Complementar nº 771.
O concurso público para a Polícia Penal estadual faz parte do que o governo do Rio Grande do Norte chama de "novo ciclo de concursos".
Além do concurso para a Secretaria de Administração Penitenciária, o estado contará com seleções para auditor fiscal, IPERN, Ceasa e Detran.
No primeiro ciclo, foram realizadas seleções para diversos órgãos, como a A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S.A (EMPARN) e o Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema RN).
A previsão é de que os editais dos novos concursos RN sejam publicados entre os meses de 2025 e 2026.
Fonte: Folha Dirigida.