Foi definida a banca que cuidará do 1º Concurso Unificado Pernambuco. De acordo com informações da governadora do estado, Raquel Lyra, a seleção ficará sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC).
Com a definição da banca, a expectativa agora é pela publicação do edital, que, segundo a chefe do Executivo estadual, sairá nos próximos dias.
A 1ª edição do Concurso Unificado Pernambuco contará com 460 vagas.
O novo modelo de seleção do estado foi inspirado nos moldes do Concurso Nacional Unificado (CNU).
Os inscritos do edital unificado pernambucano poderão concorrer a até três vagas.
Anteriormente previsto para a oferta de 455 vagas, o 1º Concurso Unificado do Estado de Pernambuco contará com o acréscimo de mais cinco oportunidades.
Ainda não há indicação de para onde serão destinadas essas cinco vagas adicionais que constarão no edital.
A seguir, confira como estava a divisão anunciada em agosto, quando o total era de 455 vagas:
De acordo com a governadora Raquel Lyra, os candidatos poderão disputar até três cargos diferentes do serviço público estadual, realizando apenas uma prova.
“Isso garante mais transparência, amplia o acesso da população às oportunidades e permite que possamos acelerar a entrada de novos servidores para fortalecer a gestão pública”, destacou a chefe do Executivo.
As provas estão previstas para acontecer em dois domingos consecutivos, sendo aplicadas, de forma simultânea, em dez municípios de Pernambuco:
Pernambuco será o primeiro estado a adotar o formato unificado em seus concursos públicos. Até o momento, ainda não foi definido se as oportunidades serão agrupadas em blocos temáticos, como no Concurso Nacional Unificado (CNU), ou se a divisão seguirá critérios como nível de escolaridade.
A expectativa é que o governo estadual apresente mais detalhes sobre o formato e as regras da seleção em breve.