O concurso PC PI deu um importante passo rumo à publicação do novo edital. Isso porque o plenário da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, na terça-feira, 1º de julho, o Projeto de Lei Complementar do governo estadual que promove diversas alterações na Polícia Civil.
Entre as principais mudanças está a transofrmação dos cargos de agente e escrivão em oficial investigador de polícia, adequando o quadro da PC PI à Lei Orgânica das Polícias Civis.
Para ingressar na carreira, o candidato deverá possuir nível superior em qualquer área, desde que seja bacharelado. Também será necessária a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria "B".
Além da criação da carreira de oficial investigador de polícia, o projeto também prevê a criação de uma nova classe na PC PI, que passará a contar com as classes 1, 2, 3, 4 e especial.
Outra mudança prevista para o novo concurso público da Polícia Civil do Piauí é a exigência de prática jurídica ou policial para ingresso na carreira de delegado, cuja oferta estará presente no edital.
"Para o cargo de delegado de polícia vai ser exigido três anos de atividade jurídica ou policial para que não ingresse aquele bacharel em direito que é sem nenhuma experiência de vida, sem nenhuma experiência na atuação, na justiça ou na área policial. Também a nossa Academia de Polícia transforma-se em escola superior de polícia”, informou o delegado-geral da PC PI, Luccy Keiko, à página de notícias da Alepi.
Apesar de ainda não contar com a confirmação oficial via diário, o novo concurso PC PI ficará sob responsabilidade da FGV.
A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, em fevereiro deste ano.
"Nós estamos nos últimos ajustes [edital] e já definimos a banca organizadora, que será a FGV para o concurso da Polícia Civil", declarou o secretário em entrevista ao Conecta Podcast, do Portal Conecta Piauí.
Confira abaixo os salários iniciais dos aprovados no concurso PC PI:
Organizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe/Uespi), o último concurso PC PI foi realizado em 2018.
Foram ofertadas, na época, 350 oportunidades nas seguintes carreiras:
Os candidatos foram avaliados por meio de diversas fases, como: provas objetivas e dissetativas, exames de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e análise de títulos.
Foram exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:
Perito criminal - informártica
Perito criminal - demais carreiras
Agente
Delegado