Com vagas na área de Apoio, o edital do novo concurso TJ PE está previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira, 2 de julho.
A informação foi confirmada pela própria organizadora da seleção. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) publicou, em seu site oficial, os prazos para divulgação do edital, inscrições e solicitação de isenção da taxa.
Confira as datas anunciadas pelo IBFC:
Os demais prazos do concurso, como a data de aplicação das provas, ainda não foram divulgados e devem constar no cronograma oficial, a ser disponibilizado junto ao edital de abertura.
Veja a página do IBFC com as datas:
Vale lembrar que o IBFC foi anunciado como banca organizadora no início de junho, por meio de publicação no Portal de Compras do Governo Federal. No entanto, ainda não há confirmação oficial sobre a assinatura do contrato.
O Qconcursos Folha Dirigida teve acesso ao termo de referência do concurso TJ PE, documento utilizado como base para a elaboração do edital e que antecipa detalhes importantes da seleção.
Segundo o documento, o concurso será destinado à formação de cadastro de reserva para os seguintes cargos:
Analista Judiciário
Oficial de Justiça
Técnico Judiciário
O termo também prevê a reserva de vagas para pessoas com deficiência, candidatos negros e indígenas.
A expectativa do Tribunal de Justiça de Pernambuco é de grande participação no concurso, com uma estimativa de 120 mil inscritos, sendo aproximadamente 60 mil para os cargos de nível médio e outros 60 mil para as funções de nível superior.
Os valores das taxas de inscrição também já estão definidos:
O termo de referência do concurso TJ PE também trouxe detalhes preliminares sobre as etapas de avaliação. Segundo o documento, os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas.
O número de questões e a distribuição por cargos ou áreas ainda não foram divulgados, assim como o conteúdo programático das avaliações. Para alguns cargos, a prova discursiva consistirá na elaboração de uma redação.
As provas serão aplicadas em várias cidades de Pernambuco, incluindo Carpina, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina, Recife e Serra Talhada.
Em março, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, já havia confirmado que o tribunal realizaria um novo concurso público. Na ocasião, ele afirmou que as vagas seriam destinadas exclusivamente a candidatos com nível superior em Direito.
"Estamos preparando a abertura de um concurso para os técnicos. Agora, só poderão ser bacharéis em Direito os concursandos", disse o presidente, em entrevista à rádio CBN Recife, no dia 9 de março.
Apesar disso, o termo de referência do concurso prevê oportunidades também para candidatos com nível médio, o que amplia o leque de participantes.
Ainda de acordo com o presidente do TJ PE, as atividades de apoio do tribunal, conhecidas como área meio — que incluem funções como psicologia, serviço social, pedagogia e economia — serão preenchidas por meio de contratação terceirizada. Já as vagas efetivas do concurso ficarão restritas à área jurídica.
O último concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco, voltado à área de Apoio, ocorreu em 2017. Naquele edital, foram disponibilizadas 109 vagas, sendo 60 para o cargo de técnico judiciário e 49 para analista judiciário.
As oportunidades estavam distribuídas entre diferentes especialidades e áreas de atuação.
Técnico judiciário
Analista judiciário
Os candidatos do concurso foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas.
A prova objetiva contou com 50 questões de múltipla escolha, distribuídas entre Conhecimentos Gerais — que englobaram conteúdos de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Legislação — e Conhecimentos Específicos, de acordo com o cargo escolhido.
Já a etapa discursiva exigiu a elaboração de uma redação.
Fonte: Folha Dirigida