O Instituto Nacional do Seguro Social confirmou que o pedido enviado este ano para um novo concurso INSS contempla o preenchimento de 8.500 vagas para os cargos de técnico e analista do seguro social.
No documento, a chefe da Divisão de Recrutamento e Seleção, Simone Maria, detalha a solicitação:
A solicitação foi encaminhada ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) dentro do prazo previsto para pedidos de concurso.
Na última terça-feira, 24, o Qconcursos Folha Dirigida apurou com exclusividade que o MGI recebeu oficialmente a proposta de realização do concurso feita pelo INSS.
Vale destacar que a oferta de 7 mil vagas já havia sido antecipada pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), na primeira quinzena de junho.
Na ocasião, a entidade informou que o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, confirmou a solicitação durante uma reunião. No entanto, o presidente não havia especificado a distribuição das vagas ou os cargos contemplados, o que agora foi oficialmente detalhado.
Embora o INSS tenha solicitado 8.500 vagas para técnicos e analistas, o Governo Federal já concedeu autorização para uma nova seleção em 2025, porém com número bem inferior ao pedido.
A autorização vigente contempla 300 vagas para o cargo de analista do seguro social, carreira de nível superior. Essa seleção ocorrerá por meio do Concurso Nacional Unificado (CNU), cuja organização será da Fundação Getulio Vargas (FGV), já contratada.
O edital do CNU 2025 está previsto para julho e, de acordo com o cronograma, as provas objetivas serão aplicadas em 5 de outubro. Já as provas discursivas ocorrerão no dia 7 de dezembro.
Salários e detalhes do cargo de analista do INSS
O cargo de analista do seguro social exige graduação de nível superior e oferece remuneração inicial composta por diferentes parcelas, de acordo com a carga horária:
A jornada de trabalho poderá ser definida em 30 ou 40 horas, conforme a necessidade do órgão.
Lotação e especialidades do analista
O INSS ainda realiza estudos para definir as especialidades de analista que serão contempladas no concurso.
Entretanto, o órgão já informou que pretende distribuir as vagas entre todas as seis Superintendências Regionais, abrangendo diferentes regiões do país.
As seis Superintendências Regionais do INSS são:
Com o aval para analistas já confirmado, cresce a expectativa de um novo edital específico para o cargo de técnico do seguro social, carreira de nível médio, principalmente após o fim da validade do último concurso.
O último concurso do Instituto Nacional do Seguro Social para o cargo de técnico do seguro social foi realizado em 2022, com oferta de mil vagas distribuídas por todo o Brasil. A carreira exige nível médio e a seleção foi organizada pelo Cebraspe.
Os candidatos passaram por provas objetivas e, aqueles classificados dentro do número de vagas previstas no edital, também realizaram curso de formação.
A aplicação das provas ocorreu em novembro de 2022, nas cidades-sede das Gerências Executivas do INSS correspondentes à vaga escolhida pelo candidato.
Estrutura das provas
A prova objetiva foi composta por 120 questões de múltipla escolha, divididas da seguinte forma:
50 questões de Conhecimentos Básicos, abordando:
70 questões de Conhecimentos Específicos, relacionadas às atividades do cargo.
Para ser aprovado, o candidato precisou atingir as seguintes pontuações mínimas:
O concurso ficou válido até 4 de maio deste ano e seu cadastro de reserva já expirou, o que reforça a necessidade de uma nova seleção.
Fonte: Folha Dirigida.