O concurso PF avançou mais uma etapa: o contrato com a banca organizadora foi assinado e publicado. A publicação oficial ocorreu nesta terça, 13, no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).
Desta forma, o edital pode ser publicado nos próximos dias, inclusive ainda esta semana. Isso porque o concurso PF Administrativo teve seu contrato publicado, no PNCP, no dia 24 de abril, e seu edital divulgado no dia seguinte, 25.
Vale lembrar que a informação sobre a contratação da banca já havia sido confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) na última terça-feira, 6.
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, na ocasião, o ministério informou que o contrato entre a pasta e o Cebraspe foi formalizado no dia 30 de abril (quarta-feira passada).
No entanto, a publicação no PNCP só ocorreu nesta terça, 13. Vale lembrar que, segundo o cronograma preliminar divulgado, a previsão era de que a assinatura ocorresse no dia 5 de maio.
Questionado pela reportagem sobre a possibilidade do edital ser antecipado ou adiado, o MJSP afirmou que a corporação tem seguido o cronograma previsto, indicando que a publicação do edital deverá ocorrer ainda em maio.
"O contrato foi assinado na última quarta-feira, 30 de abril. O órgão tem seguido o cronograma publicado".
De acordo com o cronograma preliminar do concurso, a publicação do edital está prevista para o dia 20 de maio.
No entanto, como o contrato foi assinado antes do prazo estimado, existe a possibilidade de que o documento seja divulgado antes da data prevista.
O cronograma previsto para a realização do concurso PF também apresenta outras datas importantes, além da publicação do edital.
O documento antecipa previsões como a data de aplicação das provas objetivas e do Teste de Aptidão Física (TAF), entre outros eventos do processo seletivo.
Confira, a seguir, o cronograma do concurso PF com as principais datas previstas:
De acordo com o cronograma preliminar, o Curso de Formação Profissional (CFP) será realizado em duas etapas.
A primeira será destinada exclusivamente aos aprovados para o cargo de agente de polícia. Já a segunda fase contemplará os demais cargos da Polícia Federal.
A formação dos agentes está programada para começar em 26 de janeiro de 2026 e seguir até 8 de maio do mesmo ano.
Para os demais cargos, o curso deve ocorrer entre os dias 18 de maio e 28 de agosto de 2026.
O próximo concurso da Polícia Federal visa ao provimento de mil vagas, a serem distribuídas por cinco cargos da área Policial da seguinte forma:
Além das mil vagas imediatas, outras mil oportunidades estão previstas para 2026, por meio da convocação de excedentes.
Todos os cinco cargos do concurso PF exigem formação de nível superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com a categoria mínima "B".
Para as funções de agente, escrivão e papiloscopista, serão aceitos diplomas em qualquer área de graduação. Já para o cargo de delegado, será obrigatório possuir bacharelado em Direito.
No caso do perito criminal federal, será exigido curso superior em áreas específicas, que serão informadas no edital da seleção.
Primeira fase
A etapa inicial contará com as seguintes avaliações:
Prova objetiva, comum a todos os cargos;
Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, com formato específico conforme a função pretendida:
Delegado de Polícia Federal: elaboração de uma peça profissional e, no mínimo, três questões dissertativas abordando conteúdos jurídicos;
Demais cargos (agente, escrivão, papiloscopista e perito): redação de texto dissertativo, com até 30 linhas, sobre tema relacionado às atribuições do cargo.
Além das provas escritas, também serão aplicadas:
A segunda etapa do concurso será composta por: